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Empresa familiar que cresce é a empresa que aprende

Recentemente a consultoria internacional Ernst & Young e o Centro para a Empresa Familiar da Universidade de St. Gallen, Suíça, divulgaram a lista das 500 maiores empresas familiares do mundo, 10 das quais são brasileiras. Fiquei orgulhosa ao ver o Brasil nessa lista. Quem já passou pela experiência de empreender no Brasil sabe como é difícil fazê-lo, principalmente quando se compara o contexto brasileiro com as condições facilitadas que empresário têm nos Estados Unidos, por exemplo: abundante crédito, inúmeros programas de apoio incentivo a inovação e novos negócios, acesso direto a investidores.

O estudo da EY e St. Gallen deixa claro que as empresas familiares têm um papel vital na economia. Juntas, as 500 maiores empresas familiares geram mais de 7 trilhões de dólares anualmente e empregam mais de 24 milhões de pessoas. O que podemos aprender com as 10 empresas familiares brasileiras que foram incluídas nessa lista?

Aqui vai uma análise leve dos dados apresentados pela EY e pela Universidade de St. Gallen: 

  • Resiliência e longevidade: Estas empresas superaram múltiplos desafios através da sua história. Passaram por profundas transições políticas, recessões, inflação galopante, planos econômicos de todos os tipos, revoluções tecnológicas. A mais jovem, a Marfrig, foi fundada em 1986 e a mais antiga, a Gerdau, foi fundada em 190 JBS, a maior, foi fundada em 1953.
  • Relevância: As 10 maiores empresas familiares brasileiras, embora tenham portfolios diversificados, foram incluídas devido ao seu sucesso nas indústrias de alimentos (JBS e Marfrig, as duas maiores empresas familiares brasileiras), manufatura e mobilidade (Votorantim), energia (Gerdau, Companhia Siderúrgica Nacional, Cosan e Energisa), varejo (Magazine Luiza e WEG), e serviços financeiros (Porto Seguro). Ou seja, estão focadas em produtos essenciais.
  • Presença internacional: Três das empresas familiares listadas não possuem forte presença internacional: Companhia Siderúrgica Nacional (embora seja forte exportadora), Magazine Luiza e Porto Seguro. Eu interpreto isso como um sinal de que o mercado interno brasileiro quando bem explorado tem um incrível potencial.
  • Atualização e inovação constante: Uma breve pesquisa através dos websites institucionais das empresas brasileiras listadas mostra que elas estão sincronizadas com tendências mundiais de mercado, comportamento do consumidor e legislação. Por exemplo, todas possuem um programa de sustentabilidade ambiental e redução de emissões de carbono. Estão experimentando e inovando com novos produtos, enquanto continuam a cultivar os seus mercados e produtos tradicionais.

Qual é a receita para crescimento e longevidade da empresa familiar?

As causas do sucesso de cada empresa são uma combinação única e altamente complexa, e nem sempre estão dentro do controle de seus líderes. Mas notamos algumas coisas em comum nesta lista de 10 admiráveis empresas brasileiras que estão entre as 500 maiores empresas familiares do mundo: souberam navegar e sobreviver crises de todo tipo; estão plantadas em mercados relativamente estáveis tais como os de alimentos e energia – mas também desenvolveram um portfólio diversificado; expandiram seus mercados significativamente através de presença internacional; não comeram mosca: são rápidas para ajustar-se e adaptar-se a mudanças e inovar. Tudo isso se traduz em uma coisa: capacidade de aprender.